SAF-T

SAFT e IES em 2017Artigo de ANA CRISTINA SILVA
Consultora da Ordem dos Contabilistas Certificados


Ficheiro SAF-T (PT)  IES 2019 - Cessação de atividade
Eu liquidei a minha empresa em 31 de janeiro de 2019. Em conversa telefónica com a linha de apoio da AT dizem-me que, no meu caso, não vai ser necessário enviar SAF-T (PT). Contudo, fiz a mesma pergunta pelo e-balcão e dizem-me que devido à portaria 31/2019, vou ter de submeter o SAF-T (PT) a partir de 1 de agosto do presente ano. Ora eu já fechei a empresa e não tenho programa para gerar o SAF-T (PT). Vai ser realmente preciso o SAF-T (PT) para o meu caso? Não é possível enviar apenas a IES, como até agora?

Fonte OCC PT22178


Analitica - SAF-T (PT) Contabilidade analítica
"Sendo a contabilidade analítica muitas vezes para controlo interno (por exemplo, apurar o consumo de uma determinada máquina, ou gerir determinado departamento) não será abusivo essa informação ir para a AT? Não deveria a Ordem reclamar uma vez que (quando não impostos por lei) são ferramentas de gestão que cabem unicamente à empresa? Outra questão prende-se com o registo dualista na contabilidade analítica. Por norma, o TOConline funciona da mesma forma, num determinado movimento da Classe 6 é nos pedido o "centro de custo" e respetiva  percentagem para repartir por exemplo um determinado consumo. Aqui não é feito qualquer movimento contabilístico, há uma mera imputação do custo.  É considerado este mecanismo contabilidade analítica?"
Fonte: OCC -  PT22229 - 19/03/2019


Ficheiro SAF-T (PT) da contabilidade
Um trabalhador independente que opte pelo regime da contabilidade organizada está obrigado a efetuar os registos contabilísticos e a preparar as demonstrações financeiras através de programas informáticos de contabilidade que tenham a capacidade de gerar o ficheiro SAF-T (PT) a partir de 2018?
Fonte OCC PT20366

SAF-T (PT) da contabilidade – Mudança de contabilista certificado
Face à entrada em vigor do SAF-T da contabilidade e taxonomias, é obrigatório, em caso de alteração de contabilista certificado a meio de um exercício, a recuperação da contabilidade de todo o exercício ou a Autoridade Tributária e Aduaneira (AT) aceitará dois ficheiros SAF-T?
fonte: OCC - PT21080 set/2018

SAF-T (PT) da contabilidade/ Conta 31 - compras
Como se obtêm os valores para o preenchimento, por exemplo, dos quadros 0519-A e 0530-A da declaração IES/DA? Se esse preenchimento for automático, onde é que a Autoridade Tributária vai obter os valores? Onde está escrito na legislação relacionada com as taxonomias dos Códigos de Contas, Selo de Validação AT, alterações ao SAF-T, que essas subcontas têm de ter saldo nulo? Nota: a conta «Compras» é a conta 31, não é a conta 61, nem nenhuma conta da classe 9.

fonte: OCC - PT21237 - 01/10/2018

Criação de Sub-Contas(SAF-T-PT)
"Uma entidade que utiliza o normativo NCRF, tem contabilizado os abates relativos às vendas de bens do imobilizado da empresa numa subconta própria, exemplo "4342 - Equipamento de Transporte - Alienações", ficando esta subconta com saldo credor."
...
As aquisições, alienações e abates são registadas em subcontas próprias.

Existe alguma inconformidade em registar as aquisições, alienações e abates em subcontas, sendo que as subcontas relativas a alienações e abates ficam com saldo credor?

Fonte: OCC - PT21162

SAF-T (PT)  - Taxonomias
"1 - Na passagem de uma contabilidade, de um programa de contabilidade que não está devidamente atualizado para taxonomias para um outro programa, é possível a integração do SAF-T e posteriormente ajustar contas e plano para taxonomias? Ou haverá algum erro de leitura de SAF-T a posteriori (mais precisamente no envio para a AT)?
2 - Um plano para ME que tem contas movimentadas que não deveria em ME/taxonomias é possível ajustar à conta correta, fazendo apenas transferência de saldos desde abertura do ano contabilístico? Ou tal procedimento não será permitido em 2018?
3 - A nível legal haverá algum impedimento ter os registos contabilísticos de uma empresa num programa de contabilidade licenciado a um CC, mas a responsabilidade técnica por essa mesma empresa estar com outro CC?"
Fonte OCC PT21236 -01/10/2018

Sem comentários: